Rua Almeida Garrett, 47-49, Setúbal
GeralADSetubal@gmail.com

Quem Somos

Assembleia de Deus Setúbal

A Assembleia de Deus Pentecostal de Setúbal – Igreja Evangélica teve o seu início, nesta cidade, por iniciativa do Irmão José Martins Pires e sua esposa em Agosto de 1944 num grupo familiar na sua casa. Cerca de 3 anos mais tarde, a 25 de Maio de 1947, dá-se a inauguração da casa de oração em Setúbal, na Rua Paulino Oliveira, 46, Bairro Troino, sendo esta uma congregação da igreja de Lisboa e assistida por cooperadores da mesma igreja por muito anos até à chegada do Pr. Durval Correia em 1955.

Dentre os pregadores que davam assistência a esta obra no inicio, contava-se o Pr. Hipólito e também o próprio Pr. Tage Staulberg. A 11 de Maio de 1952 inaugura-se uma nova casa de oração na Rua Pereira Cão, nº 24.

O Pr. Durval Correia que seria Pastor responsável da Área de Setúbal durante cerca de 27 anos chegou a Setúbal com a sua esposa Hermínia Correia em 1955 vindo a ser o seu mais dedicado pioneiro, em cujo ministério, que durou até à sua aposentação em 1982, a Igreja teve grande crescimento e expansão.

Durante este tempo muitos foram os obreiros que cooperaram na obra de Deus tais como Manuel Moutinho, Policarpo Serrano, Florival Guerreiro, Pernas Canhoto, João Seabra Melancia, Manuel Antunes, José Lopes Quedas, Amável Faustino Pedro, António Maria Duarte, Manuel da Conceição Antunes, Arnaldo Nunes Caldeira, Nemésio Lucero, Juvenal Clemente, Virgílio Condeço  entre outros.

Entretanto várias peripécias, posteriores à exemplar liderança do Pr. Durval Correia, provocaram profundas mudanças, inclusive na própria identidade denominacional. Todavia, um grupo, significativo, de fiéis, não conformados com o que consideraram ser desvio dos princípios Bíblicos e Estatutários, ainda com a colaboração do referido pioneiro Durval e sua esposa Hermínia Correia, já aposentados, reiniciaram a Assembleia em 1991, com a Identidade e Doutrinas originais. Por causa da sua, já avançada, idade foram apoiados por vários pastores da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, entre eles: Delfim Cordeiro, Dionildo Vidal, Manuel Joana, Casimiro das Neves, Manuel Ribeiro e outros.

Em 1992, o pastor João Chasqueira, entretanto, também, já aposentado, passou a dar assistência direta à Igreja e em Setembro do mesmo ano inaugurou um novo lugar de culto, em Setúbal, na Rua Silva Porto 8-C passando, igualmente, a assumir a responsabilidade das congregações de Barreiro e Aires (Palmela).

No ano seguinte, já com a Assembleia, minimamente organizada sob a tutela da Assembleia de Deus de Benavente, chegou a Setúbal o pastor Joaquim Castilho, que havia de pastoreá-la até 1999, e em cujo ministério foram estabelecidas novas congregações em: Fernão Ferro, Montijo e integrada a congregação de Ermidas-Sado. Entretanto os pastores, adjuntos, Carlos Morais, Cristóvão Colombo e José Manuel da Silva, deram igualmente a sua preciosa colaboração.

Em 25 de Julho de 1999, o pastor Castilho foi substituído pelo pastor Dionildo Vidal e, em 2002, a Igreja, que como atrás se referiu dependia juridicamente da sua congénere de Benavente, constituiu-se como Assembleia autónoma legalmente constituída e devidamente registada. Atualmente, ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa, é Pessoa Colectiva Religiosa, membro da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal e da Aliança Evangélica Portuguesa.

Está estabelecida em quatorze locais de culto: Setúbal (sede), Pinhal Novo,  Aires (Palmela), Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Ermidas-Sado, Ferreira do Alentejo, Alvalade-Sado,  Beja, Vidigueira, Ervidel e Pias.

Em 2004, adquiriu um prédio, na Rua Almeida Garrett, 47 – 49-A (em pleno centro da cidade), que após profundas obras foi inaugurada em Novembro 2009, passando a ser seu Templo, nesta cidade.

Em 2011 o Pr. Samuel Lopes assumiu a presidência da igreja, após a saída do Pr. Dionildo Vidal, devido à sua aposentação.

Em 2016, no dia 21 de Agosto o Pr. Luis Miguel assumiu a presidencia com a mudança de campo do Pr. Samuel Lopes.

Em 2018, no dia 26 de Agosto o Pr. Nelson Raio assumiu a presidência com a mudança de campo do Pr. Luis Miguel.

Cooperam atualmente na obra de Deus em tempo inteiro, com o Pr. Nelson Raio os pastores João Damásio, Hugo Nascimento e Jorge Ferreira coadjuvados por grande número de colaboradores locais a tempo parcial.